sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Esclarecimentos sobre a claque...

Achei por bem fazer da resposta um post porque será um pouco extensa.

Para que fique aqui assente, nunca foi minha intenção falar da vida pessoal das pessoas como o meu amigo dos UAN pensa que fiz, apenas critico a claque em termos desportivos, até porque me dou bem com os seus membros.

Passo então a explicar os seguintes pontos:

1º - Nunca esteve em causa o número de pessoas na claque, deve-se a situação actual do clube e sendo esta pouco favorável torna-se difícil, tanto, aos membros da claque como da comissão administrativa angariar pessoas para seguirem o clube;

2º - Não falo de sacrifícios pessoais nem familiares porque isso varia de pessoa para pessoa, consoante a sua disponibilidade, ideais etc...;

3º - Realmente estão presentes na vitória e na derrota, mas a segunda parte do jogo de ontem, como em muitos outros momentos de outros jogos não se ouvia a claque do Beira-Mar, não será na derrota que a claque deve apoiar mais para os atletas não desmoralizarem? "Na derrota o único que se ouve é o respirar das pessoas", frase dita por um associado do clube no jogo de ontem, como vê eu não sou o único a partilhar essa opinião, mas aqui tanto associados como claque têm culpa, não é só a claque que tem de apoiar o clube;

4º - Correm Portugal para seguir a paixão, não interessando o estado do tempo do momento... "Quem corre por gosto, não cansa", esta frase traduz toda a verdade, agora criticar um rapaz de 17 por não ir aos jogos fora? Meu amigo eu não estou emancipado, vivo sobre o tecto dos meus pais, por enquanto quem manda em mim são eles, sigo as regras "lá de casa", sigo as regras que me são dirigidas, acha que sendo, eu, um grande adepto/associado desta instituição não tenho vontade de andar com vocês por aqui e por acolá a gritar pelo Beira-Mar? Se não me deixam, se, por enquanto, não posso não tenho outro remédio senão ouvir o relato pela rádio, tão nervoso quanto vocês que estão la a apoiá-los. Prioridade nº 1 (pelo menos a minha) acabar os estudos. Também foi um pouco infeliz nessa parte da sua opinião, bem vistas agora as coisas;

5º - Falou, também no seu comentário, de Porto/Sporting/Benfica. Foi-me relatado, por um amigo que viu o seu comentário, que na época passada, estava a decorrer no pavilhão do alboi um jogo importante da equipa sénior de futsal, e, no intervalo, alguns membros da claque UAN se retirou do jogo para ir ver um Sporting-Benfica que estaria a decorrer ao mesmo tempo... Apoio incondicional...

6º - Existem muitos membros da claque a ajudar nas portas do estádio, e eu sei que muitas vezes não vêem o jogo na integra por estarem a cumprir o seu trabalho, com a agravante de não serem remunerados, mas também existem outras pessoas que o fazem; "Quem não sabe é como quem não vê", o senhor por acaso lembra-se de quem estava a fazer de speaker no relvado no jogo da Carlsberg Cup, e, por iniciativa própria se dirigiu ao topo norte, para a claque poder anunciar a viagem a freamunde? Não será isto ajudar o clube e a claque? Ajudo em muitos outros aspectos que o senhor não viu e vai continuar a não ver porque é como o senhor diz, existe muito trabalho por detrás que não se vê...

7º - Não vou referir o ponto das soluções para o clube porque já dei várias ideias, maioria das quais bem aceites e realizadas pelo clube. Continuo e continuarei a dar. Quanto às ideias sobre a claque, não me posso pronunciar porque não sou membro da mesma, isso deve-se a motivos pessoais, um dos quais é porque gosto de ir com o meu avô ao Beira-Mar, foi ele que me mostrou o clube, sempre tive prazer em ir com ele ao futebol e assim vai continuar a ser, acho que é uma forma de cobrar a "divida" que tenho com ele. Fui quase toda a época para a claque, lembra-se? É que, quando ele não vai eu faço questão de ir para a claque gritar até ficar sem voz pelo clube, quando ele vai faço-o da mesma maneira na bancada poente, quer a equipa esteja a ganhar ou a perder, é até ficar sem voz;

8º - Acha que não tenho unhas para escrever por tem dito aquela frase sobre a claque? Cada um tem a sua forma de escrever, só que há aqueles que a mostram aos demais e há outros que não o fazem;

9º - Vou continuar a ser o que era antes daquele post, para mim é a maneira correcta de ser Auri-Negro, os bons demonstram-no como querem...

Para finalizar eu sei que escreveu o comentário em nome da claque e não, julgo eu, em nome pessoal, é da mesma maneira que lhe respondo, não em resposta a si, mas, sim, em resposta à claque.

10 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais, tudo o que foi escrito no meu comentário, sou eu que me terei de responsabilizar e não os UAN!
E nada tenho a ver com actual Comissão Administrativa que gere os destinos da claque nesta altura, como tal o comentário foi feito a nível pessoal.
Os UAN não apoiam só na vitória, embora tenha a concordar que a nível de apoio na 2ª parte foi escasso, mas não deixou de existir.
Lembre-se que o golo do Sporting da Covilhã, aconteceu à passagem do minuto 90, e que tal como para todos, também para nós foi um balde água fria.
No final do jogo, os UAN ficaram na bancada para dar a merecida saudação aos jogadores, que embora não tenham feito um bom jogo, lutaram pelo emblema que carregam ao peito, quando olhei ao meu redor, cheguei a conclusão que éramos os únicos que se tinham mantido no estádio para agradecer aos jogadores.
Sim, porque os restantes adeptos que ficaram, mantiveram-se para apupar o jogador do Covilhã pela forma com que ele festejou o golo.
Pela minha maneira de ver, até fomos os únicos que demos algum moral aos jogadores.
Talvez não tenha sido tão infeliz quanto afirma no seu ponto nº4, no seu primeiro post, faz uma ressalva sobre o numero de elementos presentes no ultimo jogo, o que deixa atender que o numero de presenças para si também é importante para ter uma claque que digna desse nome.
Se o Bernardo não esta emancipado, diversas pessoas que são sócias da claque também não o estão, logo esse é um dos problema que condiciona a claque.
Quanto ao ponto 5, ia jurar que no inicio do seu post disse que não ia falar da vida pessoal de quem quer que seja, mas afinal isso só servia para os 4o primeiros pontos.
Nada tenho a esconder, quem me conhece sabe bem que o clube do meu coração é o Sport Clube Beira-Mar, mas que também sou sócio do Sporting Clube de Portugal.
Nunca o escondi, e não vai ser com esse comentário que irá atingir quem quer que seja.. Por saber que o Beira-Mar merece melhor, e que a claque não pode estar ligada a este tipo de situações, apesar de ter tido muito apoio, nunca me candidatei ao lugar de presidente dos UAN, lugar esse que tive de assumir forçosamente a meio da temporada anterior, por obrigação e não por interesse próprio!
Se tem um informador em condição tão privilegiada ao ponto de lhe ter dito isso, o seu informador também lhe deveria ter dito, que Futsal é uma modalidade da qual não gosto, mas a qual assisti todos os jogos em casa, e diversos fora de portas. Apoio incondicional...
No seu ponto 6, o seu informador volta a falhar, no jogo da Carlsberg Cup não estive presente no estádio, pois encontrava-me de férias fora de Portugal.
Lamentavelmente, isto não lhe foi referido.
Neste caso acho que o proverbio que usou; "Quem não sabe é como quem não vê"; ajusta-se, eu não sabia, e como não estive presente também não vi.
Sobre o ponto 8º, acho e volto a afirmar, e não por ter dito a frase que disse, mas por uma palavra em especifico que escreveu.
Ainda hoje confidenciei com alguém seu conhecido, que se não tivesse usado essa palavra, seria o 1º a concordar com a sua critica.
E não tinha problema algum em comentar e me identificar.

Sinto-me lisonjeado por ter de fazer um post para que todos vejam o seu direito de resposta, é sinal que algumas das criticas foram por si absorvidas e precisou de ter um pouco mais de destaque, do que numa simples caixa de comentários.

Ricardo Pereira

Bernardo Limas disse...

Desculpe mas não me referi a titulo pessoal quando me referi ao jogo do Sporting-Benfica, disse alguns membros, porque realmente falaram-me do seu mas também de outros elementos, e o provérbio que usei foi mesmo por isso, porque não o vi no estádio, eu também fiquei no estádio a apoiar os jogadores Ricardo, mas do lado Poente, não me dei ao trabalho de apupar o Covilhã, claque com a qual, aquando da sua comissão administrativa, criámos boas relações e por isso mesmo achei que seria muito mau fazê-lo... Eu, por exemplo, continuei a apoiar o clube depois desse balde de água fria, todos nós que vamos ao futebol deviamos estar cientes disso, "quem não marca, sofre". Realmente realcei o número de adeptos na claque, isto porque o número tinha aumentado considerávelmente após o último feito em casa. Para terminar este mal entendido, quero dizer-lhe que a minha intenção aqui era mostrar a minha opinião perante a claque, mas também foi de facto para explicar as criticas que me fez em relação ao meu comportamento com o clube, quem me vê escrever textos de opinião aqui, que agora têm sido bem escassos sabe que gosto sempre de explicar os meus pontos de vista com clareza e como tal não encontrei melhor forma de o fazer.
Mais uma vez quero realçar que o assunto do futsal não foi um tema para o atacar pessoalmente, longe disso, até porque reconheço os grandes esforços que fez na última época em redor da claque.

Abraço,
Bernardo

Anónimo disse...

Finalmente vejo neste blog o que queria ver há muito tempo, textos de opinião bem fudamentados, estão de parabéns. Quanto ao que disseste sobre a tua opinião acho que está tudo muito bem dito, falta apoio de todos, e na minha opinão os UAN de agora não realmente dignos do nome que têm, em comparação aos UAN do Nuno Quintaneiro.
Senhor Ricardo, o rapaz não faz nenhum ataque pessoal, ele fala da claque não do senhor em particular, mas viu-se perfeitamente que enfiou a carapuça...


Cumprimentos,

Manuel Costa

Anónimo disse...

Bernardo, mais vale terminar esta conversa por aqui, pelo menos em blogs.
Caso queiras, tenho todo o gosto em falar pessoalmente.

Sr. Manuel Costa

Nem eu disse que me foi feito um ataque pessoal, nem respondi ao Bernardo com nenhum ataque pessoal.
Simplesmente, acho que pela claque estar a passar por um processo difícil, e não ter dado muito apoio durante 20 ou 30 minutos não nos fazer deixar de ser um claque.
Quero apenas salientar que tudo isto começou pela palavra "digna" e não pela critica do Bernardo, critica essa, que sem a dita palavra iria subscrever totalmente.
Quanto a carapuça que o Senhor diz que enfiei, não enfiei nenhuma.. limitei me a confirmar algo que todos os que me conhecem, sabem.

Cumprimentos

Ricardo Pereira

Bernardo Limas disse...

Ricardo acho exactamente o mesmo que tu, quando quiseres e houver oportunidade podemos falar, acho que será benefico para os dois...

Abraço

Anónimo disse...

Levaste um banho Bernardo.

Ricardo ao poder!!!

Anónimo disse...

o bernardo nao tem argumentos nenhuns..

Anónimo disse...

bernardo nao tem argumentos mesmo nenhuns.. alguem que faca melhor que a anterior comissao liderada pelo ricardo pereira que se chegue a frente e que nao critique muito..

DRO

DC disse...

Após ler os post's e comentários deste blog dificilmente poderia deixar de dar a minha opinião devido ao facto de no jogo de 5ª-feira estar a assistir ao jogo ao pé do Bernardo. Realmente e num só jogo tivemos 2 opiniões contraditórias sobre a claque.
Na primeira parte, elogiámos e de bom grado visualizamos o aumento/aparecimento dos membros da mesma. Ví-mos também os cachecóis que estava "trocados" entre as claques e o salutar relacionamento entre as mesmas.

Infelizmente, na 2ª parte estávamos de acordo no que toca à falta de apoio. Houve muito pouco apoio e este blog também já o criticou mas por ter apenas... 8 elementos!

Não acredito que o golo do Covilhã tenha afectado o apoio dos UAN pois antes do mesmo encontravam-se calados. Também uso este provérbio: "Quem não sabe é como quem não vê"

Por ser amigo dos dois, não vou proferir qualquer comentário aos ataques pessoais que possam ou não existir.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Argumentos não tem a claque, que pouco faz para dinamizar, além do mais o Bernardo elogia a C.A do Ricardo na resposta que lhe dá nos comentários.
Viva o bota abaixo por quem tem gosto de escrever sobre o clube... Enfim, façam melhor!!

Força pessoal, grande blog!

António Alves